A doença de Parkinson, doença degenerativa que afeta os movimentos, pode ter origem no intestino humano, apontam estudos recentes. Um grupo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, relacionou a proteína alfa-sinucleína, que se desenvolve no trato digestivo, com o doença, porque a substância (que provavelmente desempenha papel fundamental no Parkinson) pode se espalhar do trato gastrointestinal para o cérebro.
Os testes foram feitos em ratos e, segundo o cientista, quando a alfa-sinucleína é espalhada no cérebro dos animais os sintomas refletem os ocorridos em humanos: “Temos o que achamos ser um modelo realmente preciso [animal] que pode ser usado para elaborar mecanismos —, mas também para testar terapias”, relatou Dawson. Uma possibilidade seria a interferência da doença no desenvolvimento da substância no intestino, o que poderia parar a doença de Parkinson. Para a pesquisa, primeiro a equipe injetou alfa-sinucleína em dobro no intestino de camundongos saudáveis e a rastreou. Após um mês, a proteína estava presente em várias estruturas dentro do tronco cerebral; em três meses ela também foi encontrada em outras regiões do cérebro, incluindo a amígdala e parte do mesencéfalo rico em neurônios dopaminérgicos. Os especialistas dizem que os resultados se encaixam com a maneira como os marcadores da doença de Parkinson são distribuídos por todo o cérebro humano. Microbioma.
Já uma análise publicada em 2017 pela Universidade do Alabama nos Estados Unidos mostrou que o Mal de Parkinson e os medicamentos para seu tratamento têm efeitos distintos na composição dos trilhões de bactérias do microbioma intestinal. A descoberta gerou um questionamento entre especialistas: ter Parkinson causa mudanças no microbioma intestinal ou as alterações no microbioma são um alerta precoce de Parkinson?
Sabemos que uma microbiota intestinal bem equilibrada é fundamental para manter a saúde em geral, e alterações na composição da microbiota intestinal têm sido associadas a uma série de distúrbios.
Parkinson’s disease and Parkinson’s disease medications have distinct signatures of the gut microbiome
Movement Disorders 32 (5), 739-749, 2017
Background
Transneuronal Propagation of Pathologic α-Synuclein from the Gut to the Brain Models Parkinson’s Disease
Neuron, 2019