Uma melhor qualidade da dieta está associada a maiores volumes de tecido cerebral. Estes resultados sugerem que o efeito da nutrição na neurodegeneração pode atuar na estrutura cerebral aumentando o volume de massa cinzenta, volume de massa branca e volume do hipocampo, áreas cerebrais relacionada com a memória.
O alto consumo de vegetais, frutas, grãos integrais, nozes, laticínios e peixes e o baixo consumo de bebidas contendo açúcar foram associados a maiores volumes cerebrais.
O estudo analisou 4.213 participantes, foi avaliado o tipo de dieta, e realizado ressonância magnética cerebral para obter informações sobre volumes de tecido cerebral, lesões de substância branca, infartos lacunares cerebrais. As associações do escore de qualidade da dieta e grupos alimentares separados com estruturas cerebrais foram avaliadas por meio de regressão linear e logística multivariável, identificando que a melhora da dieta leva ao aumento do volume cerebral.
Uma melhor qualidade da dieta está associada a maiores volumes de tecido cerebral. Estes resultados sugerem que o efeito da nutrição na neurodegeneração pode atuar através da estrutura cerebral.
Better diet quality relates to larger brain tissue volumes: The Rotterdam Study
Pauline H Croll, Trudy Voortman, M Arfan Ikram, Oscar H Franco, Josje D Schoufour, Daniel Bos, Meike W Vernooij
Neurology 90 (24), e2166-e2173, 2018