A terapia de espelho depende de um espelho e movimentos do membro saudável para gerar ilusões visuais de movimento do membro paralisado ou amputado. A terapia provou ser eficaz para a reabilitação motora do membro de pacientes com AVC, após amputação, melhora da dor crônica, diminuição da dor fantasma, aliviar a dor persistente após a cirurgia de câncer de mama, e pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Promove uma maior demanda cognitiva junto com o recrutamento das áreas sensório-motoras durante a execução dos movimentos no espelho, quando comparados com a execução das atividades padrões motores. Alguns estudos mostraram que a resposta dos Neurônios Espelhos é melhor quando os movimentos executados no espelho são associados com tarefas específicas, estimulando uma ativação mais significativa do córtex sensório-motor bilateral, incluindo a área motora primária, pré́-motora e córtex somatossensorial primário.
A terapia de espelho depende de um espelho e movimentos do membro saudável para gerar ilusões visuais de movimento do membro paralisado ou amputado. A terapia provou ser eficaz para a reabilitação motora do membro de pacientes após AVC, após amputação, melhora da dor crônica, diminuição da dor fantasma, aliviar a dor persistente após a cirurgia de câncer de mama, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Atua estimulando córtex sensório-motor bilateral, incluindo a área motora primária, pré-motora e córtex somatossensorial primário, melhorando a função motora, proprioceptiva, e aliviando a dor.